O que significa?
A noite do draft na NBA é uma das mais importantes para o time que mais sofre na temporada, e aonde todas as franquias podem decidir (ou destruir) o seu futuro, onde jovens entram com a responsabilidade de decidir os jogos pela sua equipe, e com a pressão de ser uma escolha alta na loteria.
Para muitos no Brasil, o draft é um conceito muito complicado de se explicar, algo aonde segue lógicas e regras não tão simples do que estamos acostumados, como: trocas de posição, equipes se desfazendo de craques para ter uma alta colocação na noite e diversas outras loucuras.
Como consiste?
Primeiramente, o draft consiste em um processo dentre todos os jogadores amadores enfim entram na NBA. Ao contrário da categoria de base no futebol, onde a equipe apenas assina o contrato, em todos os esportes americanos isso funciona de uma forma mais ‘estruturada e organizada’.
O processo na prática é simples: Todos os times tem direito ao menos uma escolha (que pode ser trocada a qualquer momento pelos donos de seus times), e seguindo uma ordem já pré-definida.
O que é o tank?
Geralmente, é comum você ver equipes com apenas 13 vitórias na temporada, e isso, é o que chamamos de ‘tank’. O tank consiste em uma franquia perder jogos de propósito, com a finalidade de ter uma alta colocação no draft, podendo assim, escolher um prospecto bom, que arrume o elenco.
Como se inscrever?
Na modalidade, você só pode se inscrever para o draft apenas uma vez, após isso, você só entrará na liga com ajuda de olheiros.
Contudo, o draft é aonde as equipes selecionam ao menos um jogador de 19 anos de idade pra mais para ter em seu elenco. Os jogadores são avaliados numa forma de ‘combine’, além claro, de jogar pelos seus respectivos colégios/universidade, e até mesmo, pela liga de desenvolvimento.