Bastos é o principal zagueiro do Botafogo na temporada até o momento. O contrato do zagueiro se encerrava em dezembro deste ano, mas tinha uma cláusula prevista de renovação automática. Segundo o ge, as metas já foram atingidas para a renovação por mais um ano, até o fim de 2025.
O angolano chegou na reta final de 2023 para compor elenco e hoje é titular absoluto do Glorioso, que é líder do Campeonato Brasileiro e está nas quartas da Libertadores. Inclusive, Bastos não era convocado desde 2021 por um desentendimento com a Federação Angolana de Futebol.
O desempenho lhe rendeu uma nova convocação para a seleção para as partidas qualificatórias da Copa Africana de Nações. O defensor teria pedido um tempo da seleção após questionar a falta de organização da entidade, internamente. A ascensão no Botafogo lhe deu uma nova oportunidade de marcar presença.
A evolução de Bastos está muito associada ao técnico Artur Jorge, que foi o primeiro treinador a dar sequência e aproveitar as qualidades do zagueiro. Ele chegou de graça, já que estava livre no mercado desde o fim do contrato com a Lazio.