Grupo City pode ter que vender parte do Girona para clube participar da Champions; entenda

Foto: Getty Images
Resumo
O City Football Group (CFG), ou simplesmente Grupo City, vai ter que se mexer para ter o Manchester City e o Girona na próxima Champions.

O City Football Group (CFG), ou simplesmente Grupo City, vai ter que se mexer para ter o Manchester City e o Girona na próxima Champions. Isso porque, o regulamento da Uefa Champions Legaue não permite que o mesmo grupo tenha controle sobre mais de um time na mesma competição.

Para contornar a situação, a própria enviou um documento ao CFG citando possibilidades de resolver o problema. E como destaca o jornal britânico “The Times” e a agência de notícias “AP“, uma das possibilidades seria a venda de parte do Girona.

Segundo o documento, a Uefa indicou que o problema estará resolvido se o grupo vender suas ações no clube espanhol até reduzir a participação a um máximo de 30%. Vale lembrar que o grupo é dono de 100% do Manchester City e tem 47% do Girona.

No entanto, essa não é a única saída. Uma outra possibilidade também seria  transferir todas as ações que possui do time catalão para um fundo cego supervisionado por um painel apontado pela Uefa.

Por outro lado, o Grupo City tenta adotar uma outra estratégia. Segundo a imprensa europeia, a principal ideia que eles adotaram para se enquadrarem nas regras foi a alteração de membros dos conselhos de administração das empresas que controlam os clubes.

Ou seja, apesar de pertencerem a um mesmo dono, os clubes teriam decisões tomadas por equipes diferentes. Sendo assim, não haveria mais conexão direta com a outra equipe do grupo.

O que diz o regulamento

O Artigo 5 do regulamento da Uefa Champions League (Integridade da Competição / Multi-club ownership) afirma que não é permitido a qualquer indivíduo, entidade legal ou clube “possuir ações”, “estar envolvido”, “ter algum poder” e/ou “ter controle ou influência” em mais de um clube participante de competições da Uefa.

Principais vídeos

plugins premium WordPress