Messi, merecidamente o The Best?

Resumo
A eleição do FIFA The Best aconteceu nesta segunda (15), e o camisa 10 argentino foi eleito o melhor do mundo para surpresa de todos

A temporada de 2023/24 do futebol europeu segue a todo vapor, com as últimas rodadas da fase de grupos da UEFA Champions League sendo disputadas nos próximos dias, e os torneios nacionais entrando em reta final do primeiro turno.

E com o início do ano de 2024, algumas premiações voltam para eleger os melhores jogadores do último ano, como é o caso do FIFA The Best, prêmio dado pela entidade máxima do futebol. Além do The Best, o Puskas é entregue pela FIFA ao gol mais bonito do ano.

A premiação foi feita nesta segunda (15), e para surpresa de muitos, o argentino Lionel Messi foi eleito o melhor do mundo pela 8º vez na premiação da FIFA, superando o favorito Erling Haaland, do Manchester City e campeão de tudo no último ano.

Messi foi eleito o melhor após empatar com Haaland, mas ter tido mais votos de capitães a seu favor, sendo o critério de desempate. Porém, com mais uma premiação vencida pelo argentino, os fãs voltaram a questionar a veracidade do prêmio e é claro, sua credibilidade. Afinal, Haaland não merecia mais?

O 2023 DE MESSI

O ano de 2023 do argentino começou da melhor forma, após a vitória da Copa do Mundo em dezembro de 2022, o jogador voltou ao PSG e foi recebido com aplausos por todos os companheiros. Mas a missão ainda seria difícil, com a UEFA Champions League se aproximando em fevereiro. Diante o Bayern de Munique, o clube francês acabou eliminado em um agregado de 3×0.

Como de praxe, o título nacional e a supercopa chegaram para o argentino com a camisa do PSG, mas o principal objetivo do time na temporada, a Champions League, acabou sendo mais um fracasso nas oitavas de final. Com isso, o ano do jogador já era considerado “fraco”, afinal, o mesmo sumiu no momento decisivo do clube.

No mercado de julho então, ao final da temporada e com o contrato no fim, o argentino fez um movimento histórico ao assinar com o Inter Miami, da MLS. No novo clube, o argentino começou voando, marcando 11 gols e 5 assistências em 14 jogos, além de liderar o time de David Beckham para o primeiro título de sua história, a Leagues Cup.

Contudo, a temporada de Messi acabou mais cedo, sendo encerrada em outubro, após a eliminação do Inter Miami na MLS. No geral, foram 32 jogos de Messi em 2023, com 24 gols e 8 assistências.

OS VOTOS DOS CAPITÃES

Para o desempate com Haaland, Messi precisou dos votos dos capitães, que acabou 13 a 11 a favor do argentino. Contudo, quem votou no camisa 10? Alguns dos principais líderes de seleções do planeta. Confira:

  • Kylian Mbappé
  • Mohamed Salah
  • Harry Kane
  • Luka Modric
  • Federico Valverde
  • Robert Lewandowski
  • Virgil Van Dijk
  • Romelu Lukaku
  • Andy Robertson
  • Jan Oblak
  • Gianluigi Donnarumma
  • Falcao
  • Granit Xhaka

OS NÚMEROS DOS CONCORRENTES

No período de avaliação do The Best, Haaland conquistou o triplete europeu, o Mundial de Clubes e ainda a Recopa Europeia. Além disso, o Norueguês marcou 32 gols e 6 assistências em 42 jogos.

Já o francês Kylian Mbappé marcou 27 gols e 5 assistências em 28 jogos. Além de ter conquistado a Supercopa da França e a League One, ambos ao lado de Messi.

JUSTO?

Afinal, o prêmio foi justo? Ao longo de sua carreira, Lionel Messi foi o melhor jogador do mundo, em todas as temporadas possíveis. Pode não ter ganho as premiações em algumas temporadas, mas isso não o tira do posto de melhor jogador do século e da geração.

Contudo, nessa temporada, o prêmio justo seria de Haaland. Entendemos a importância do argentino, mas nessa ocasião, um novo rosto, da nova geração, seria o melhor a vencer. Isso não tira o posto de Messi de ser o melhor do mundo. Inclusive, a premiação acabou sendo tão “constrangedora”, que nem mesmo o argentino compareceu para receber o seu novo troféu, que acabou ficando com o francês Thierry Henry, que apresentava o evento.

Principais vídeos

plugins premium WordPress