O atacante Soteldo se apresentou à Seleção Venezuelana após o empate com o Estudiantes pela Libertadores é vira desfalque no Grêmio. O jogador disputará a Copa América com a Venezuela e pode ficar de fora por até dez partidas do Tricolor Gaúcho.
Esse seria o pior cenário, caso a Venezuela chegue até a final da competição ou até a disputa do terceiro lugar, já que a competição termina apenas no dia 14 de julho.
A Venezuela está no grupo B, com Equador, Jamaica e México e estreia contra os equatorianos no dia 22. A ausência de Soteldo no plantel de Renato Portaluppi é certa pelo menos durante a fase de grupos, até o dia 30. Nesse sentido, ele perderá seis rodadas do Brasileirão (Flamengo, Botafogo, Fortaleza, Inter, Atlético-GO e Fluminense).
Caso avance às quartas, Soteldo perde ainda o jogos com Palmeiras e Juventude. Por outro lado, se passar para a semi, disputará certamente mais duas partidas (final ou disputa de terceiro lugar). Sendo assim, perderia ainda os jogos contra Cruzeiro, ainda sem data definida, e Operário-PR, pela Copa do Brasil, possivelmente em 13 de julho.
Vale lembrar que o mesmo cenário também vale para outro titular no time de Renato. Villasanti se apresentou à seleção do Paraguai na última segunda e ficou de fora até mesmo da partida contra o Estudiantes.