Em uma campanha nas redes sociais nesta terça-feira (18), um grupo de jogadores demonstrou insatisfação com os gramados sintéticos do país. Entre eles: Neymar (Santos), Gabigol (Cruzeiro), Thiago Silva (Fluminense), Lucas Moura (São Paulo), Gerson (Flamengo), Cássio (Cruzeiro) e Coutinho (Vasco).
Ambos publicaram nas redes sociais a mensagem abaixo:
Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. Com o tamanho e representatividade do nosso esporte, esse debate nem deveria existir. Nas ligas mais respeitadas do mundo, os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim. Futebol é natural, não sintético! #NãoAoGramadoSintético
Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos.
— Lucas Moura (@LucasMoura7) February 18, 2025
Objetivamente, com tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é… pic.twitter.com/kD9NIphNON
Quais os estádios brasileiros tem o gramado sintético?
Na atual Série A do Campeonato Brasileiro, apenas dois times têm gramado sintético: Palmeiras, no Allianz Parque e Botafogo, no Estádio Nilton Santos. Além deles, o Galo deve incluir em breve o gramado artificial na Arena MRV.
É bom lembrar que, rebaixo à Série B em 2024, o Athletico-PR também optou pelo gramado na Ligga Arena.
Além deles, o Pacaembu, reinaugurado em janeiro deste ano, é outro estádio com grama sintética, assim como a Arena Barueri.