A novela acabou. O futebol mineiro já sabe os dois clubes que substituirão Villa Nova e Democrata-GV, na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D.
Trata-se do Democrata, de Sete Lagoas. Segundo o presidente do Jacaré, Renato Paiva, um ofício já foi enviado à Federação Mineira de Futebol – FMF, solicitando a incorporação da última vaga nacional.
O Patrocinense, localizado na região de Patos de Minas, já tinha confirmado a participação na quarta divisão, herdando assim a vaga do Democrata-GV.
Esta última vaga, entretanto, causou algumas polêmicas, e uma “mini novela”. Acontece que o próximo time a ser convidado pela FMF foi a Caldense, que recusou.
O próximo da fila foi o Democrata. Assim como a Caldense, o Jacaré foi rebaixado no Campeonato Mineiro do ano passado, mas recebeu o convite por ter terminado o estadual imediatamente abaixo do clube de Poços de Caldas.
Por ter um calendário reduzido e disputar o Módulo II em 2024, o Democrata era tido como “carta fora do baralho”. Contudo, o time de Sete Lagoas surpreendeu, e manifestou o interesse de disputar o torneio nacional.
Resta agora o retorno oficial da Federação Mineira, confirmando o último clube mineiro classificado à Série D do Campeonato Brasileiro.