A empresa A22, promotora da Superliga Europeia, está planejando o início da competição para setembro de 2025, conforme relatado pelo jornal AS, nesta segunda-feira (14). A decisão surgiu tendo em conta a vitória em um processo judicial no Tribunal de Justiça da União Europeia contra a FIFA e a UEFA, que foram impedidas de proibir clubes de participar de competições fora de sua jurisdição.
Em entrevista à revista Kicker, Bernd Reichart, CEO da A22, afirmou que a empresa continua trabalhando na implementação da Superliga. “Estamos estudando as novas tecnologias e o modelo de negócio baseado nelas, porque acreditamos que os adeptos de futebol merecem uma melhor e mais exequível experiência nos seus ecrãs”, afirmou.
Após a forte oposição recebida em 2021, o projeto passou por uma reformulação e agora se baseia em um sistema aberto, com transmissão gratuita dos jogos via streaming e uma distribuição justa das receitas entre os clubes participantes.
O executivo também criticou o novo formato das competições europeias adotado pela UEFA, apontando que ele não atende às expectativas do público no que diz respeito à imprevisibilidade dos jogos, citando como exemplo as goleadas recentes, como Bayern 9×2 Dínamo Zagreb e Dortmund 7×1 Celtic, na Liga dos Campeões.
“Segundo nosso critério, os jogos terão mais interesse sempre que se joguem no máximo de igualdade de condições. Por isso, somos a favor de um formato clássico de Liga, com jogos em casa e fora, seguido de um play-off”, relatou. “Os pilares dos organismos que têm o monopólio estão sendo derrubados”, concluiu.