Sindicato dos jogadores processa Fifa por Mundial de Clubes de 2025

Resumo
Por conta do Mundial de Clubes de 2025, membros da FifPro, sindicato internacional dos jogadores de futebol, abriram um processo contra a Fifa.

Por conta do Mundial de Clubes de 2025, membros da FifPro, sindicato internacional dos jogadores de futebol, abriram um processo contra a Fifa. Isso porque, o grupo entende que a entidade agiu unilateralmente no calendário internacional de jogos e as decisões tomadas violam os direitos dos atletas.

A Associação de Jogadores Profissionais de Futebol da Inglaterra e a francesa União Nacional de Jogadores Profissionais receberam o apoio da FifPro. Na ação, eles pedem ao Tribunal de Comércio de Bruxelas para levar o caso ao Tribunal de Justiça da União Europeia. 

No processo, eles partem da premissa de direitos garantidos pela Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Essa carta cita, por exemplo, a proibição de trabalho forçado, liberdade de trabalho, negociar acordos coletivos, ter condições saudáveis de trabalhos, e período anual de férias remuneradas.

A indignação por parte do sindicato e também por parte de diversos treinadores ao redor do mundo é por conta do calendário. Isso porque, com o novo Mundial de Clubes com 32 times, serão três anos seguidos com competições internacionais marcadas para junho e julho (Eurocopa/Copa América em 2024, Mundial de Clubes em 2025 e Copa do Mundo em 2026). Esse, no entanto, é tradicionalmente o período de férias no futebol europeu.

“Uma vez que todas as tentativas de diálogo falharam, agora cabe a nós garantir que os direitos fundamentais dos jogadores sejam plenamente respeitados, levando a questão para os tribunais europeus e, portanto, ao Tribunal de Justiça da União Europeia. Não se trata de estigmatizar uma determinada competição, mas de denunciar tanto o problema subjacente como a gota d’água que fez o copo transbordar”, declarou o presidente da FifPro Europa, David Terrier.

Principais vídeos

plugins premium WordPress