A Euro de 2024 começou oficialmente nesta sexta-feira (14) e um dos nomes que mais chama atenção é o de Cristiano Ronaldo. Além de deter inúmeros recordes na competição, o português ainda busca novos feitos no campeonato.
Com 25 jogos disputados, o gajo é o jogador que mais entrou em campo no torneio. Além das partidas, CR7 também é o maior artilheiro da competição, com 14 gols marcados até o momento.
No entanto, aos 39 anos, ele não se contenta apenas com isso. Ronaldo busca também ser o jogador mais velho a marcar em um jogo da Euro. Ele pode superar Ivica Vastic, que fez um gol no torneio aos 38 anos e 257 dias pela seleção da Áustria, em 2008.
Além disso, Cristiano pode se tornar ainda o jogador com mais assistências na história da competição caso dê pelo menos um passe para algum companheiro marcar. Isso porque, ele tem sete assistências no torneio, uma a menos que Poborský, ex-jogador tcheco. Caso dê duas assistências, o camisa 7 se isola na liderança.
E um feito que, com certeza, ele alcançará, é o de se tornar o atleta de linha mais velho a jogar. O atual recorde pertence a Lothar Matthäus, alemão que enfrentou Portugal na Euro 2000 com 39 anos e 91 dias. Cristiano terá 39 anos e 134 na estreia da seleção portuguesa contra a República Tcheca neste domingo. O levantamento é do ge.
Os recordes de CR7 na Euro:
- Jogador com mais jogos: 25
- Artilheiro: 14 gols
- Jogador com mais vitórias: 12
- Jogador com mais minutos: 2153
- Jogador a marcar em mais edições diferentes: 5 (pode ampliar para 6)
Os recordes que CR7 persegue:
- Jogador mais velho a marcar em um jogo da Euro: 39 anos
- Jogador de linha mais velho a atuar na Euro: 39 anos 134 dias (na estreia de Portugal)
- Jogador mais velho a disputar uma final
- Jogador com mais assistências: CR7 tem sete, e o líder Poborský tem oito