Gerard Piqué, ídolo do Barcelona e da seleção da Espanha, propôs uma alternativa para aliviar o calendário das ligas nacionais. O número de partidas está sendo altamente criticado pelos jogadores nos últimos meses. A proposta do ex-zagueiro é reduzir o número de clubes.
“Devíamos ligar para todas as ligas e dizer que em vez de 20 equipes, as competições deveriam ser realizadas com apenas 16 clubes”.
O relato foi dado na Leaders Week, em Londres, onde defendeu sua proposta: “Há muitos jogos e agora vemos que os jogadores gritam: ‘Estamos lesionados’. Há jogos a cada três dias e não há tempo para descanso no verão”, disse. A mensagem de Piqué se estendeu às principais federações internacionais.
“Pergunto aos da UEFA: por que criaram a Liga das Nações, que é uma competição difícil de acompanhar? E eu diria a mesma coisa para a FIFA que está fazendo agora essa Copa do Mundo de Clubes da FIFA que eles criaram. Eu entendo que eles querem gerar mais renda, mas, em termos de futebol, acho que poderia ser muito melhor ter menos jogos. Ter mais experiências premium e mais exclusivas. Seria mais fácil entreter o público e os jogadores teriam menos jogos”, finaliza.