Emiliano Martínez é apontado como um dos maiores goleiros da história da Argentina por conta da história recente. Com a classificação para as Olimpíadas, surgiram os debates sobre os jogadores acima de 23 anos que devem atuar no torneio.
Messi e Di María foram os primeiros nomes mencionados. No entanto, Martínez também disse estar preparado para compor o elenco nos Jogos Olímpicos, em entrevista a DSports: “Assisti à final (do Pré-Olímpico), gostei da seleção. Se há algo que me falta na Seleção é vencer os Jogos Olímpicos”, comentou.
Ainda assim, o arqueiro disse que é preciso deixar espaço para os mais jovens que conseguiram a classificação. Ele também mostrou confiança em Leandro Brey, goleiro da Argentina na classificação: “É muito difícil acompanhar os jovens por causa dos calendários. Mas hoje o nível está muito bom, a fasquia está cada vez mais alta. Não temos problemas com os guarda-redes”, afirmou.
Emiliano Martínez foi um personagem primordial nas conquistas da Copa América e da Copa do Mundo pela Argentina. O arqueiro do Aston Villa fez uma defesa que é apontada como a maior de todos os tempos, em chute de Kolo Muani, no último minuto da prorrogação.