Viradas, loucura, gol contra, polêmica… teve tudo isso num dos melhores jogos da temporada europeia. Numa partida apoteótica, o Villarreal conseguiu uma virada inacreditável contra o Barcelona na casa dos catalães e venceu a partida pelo placar de 5 a 3.
Com a derrota, os comandados de Xavi perdem a chance de embalar a terceira seguida no Campeonato Espanhol e travam nos 44 pontos, 10 atrás do líder Real Madrid e 3 a mais que o Athletic de Bilbao, quinto colocado e primeiro fora da zona de Champions League.
Já o Villarreal, que faz uma temporada muito abaixo das expectativas em La Liga, soma 3 pontos, chega a 23 e se afasta da zona de rebaixamento, que tem o Cádiz na décima oitava posição com 15 pontos conquistados.
Barça domina o primeiro tempo, mas Villarreal é fatal
O primeiro tempo no ritmo que imposto pelo Barcelona: muita posse de bola e ações ofensivas da equipe culé, que pecava no último passe, com pouco brilho da dupla Lewandowski e João Félix.
A pouca efetividade puniu o Barça. Aos 41, Gerard Moreno mostrou porque é um dos melhores atacantes de La Liga nos últimos anos: concluiu de forma muito oportuna uma assistência de Sorloth para abrir o placar no Olimpic Lluís Companys.
Mudanças no Barcelona e mais um golpe do Villarreal
Vendo a pouca efetividade, Xavi resolveu mudar tudo no seu time: Christensen, Oriol Romeu e Fort deram lugar a Cancelo, Pedri e Cubarsí.
As mudanças surtiram efeito logo de cara, com um Barcelona muito mais agressivo, criando oportunidades, mas esbarrando numa boa atuação do goleiro Jorgensen.
No entanto, mesmo com a pressão culé, novamente quem estocou foi o Submarino Amarelo. Uma das revelações da atual temporada de La Liga, o marroquino Akhomach fez 2 a 0 para os visitantes aos 9 minutos da segunda etapa.
Virada relâmpago do Barcelona
O Barcelona não se abalou com o segundo gol do time da região de Valencia. 6 minutos depois de sofrer o segundo gol, Gundogan diminuiu o placar concluindo uma assistência de Lewandowski. E botou fogo no estádio. 8 minutos depois, o alemão foi assistente, servindo Pedri para empatar a partida.
A reação relâmpago foi coroada aos 26 do segundo tempo: numa bola levantada, Bailly e Araújo se enrolaram e a bola acabou indo para o gol, 3 a 2 num gol oficialmente contra do zagueiro de Costa do Marfim.
Muita emoção no fim e virada épica do Villareal
Quando tudo parecia que daria certo para o Barça, o Villarreal não se rendeu. Aos 39 minutos, Gonçalo Guedes, que havia entrado no segundo tempo, concluiu uma bela jogada com mais uma assistência de Sorloth, 3 a 3 no placar.
Aos 46, polêmica na Catalunha. José Luis Munuera Montero, juiz da partida, marcou pênalti após a bola tocar na mão de Santi Comesaña. Mas após chamada de VAR, a marcação foi anulada para a revolta do público presente no estádio.
Mas a partida tinha que ser épica: aos 54 minutos, quando o Barcelona se jogou para o tudo ou nada, Sorloth, o melhor jogador em campo, fez seu gol após jogada de Gonçalo Guedes. Virada do Villarreal.
E para fechar o placar, aos 57, Morales concluiu outro contra-ataque da equipe amarela, 5 a 3 e jogo encerrado no Estádio Olímpico. Partida que entra para a história do Submarino amarelo e que praticamente encerra a temporada de La Liga do Barça.
Próximos jogos
O Barcelona não terá muito tempo para lamentar o resultado. Os blaugranas, agora com mais pressão ainda sobre o técnico Xavi, receberão o Osasuna, na quarta-feira (31). Já o submarino amarelo poderá comemorar mais o resultado, a equipe do técnico Marcelino García só volta a campo no próximo Domingo (4), quando recebe o Cádiz.