Os clubes que formam o grupo Liga Forte União (LFU) já se posicionaram favoráveis a paralisação do Campeonato Brasileiro. A decisão já teria sido encaminhada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) após o ofício da entidade pedindo a opinião dos clubes.
Entre os clubes da LFU, estão: Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Botafogo, Coritiba, Goiás, Fortaleza, América-MG Cuiabá, Sport, Ceará, Avaí, Chapecoense, Juventude, Atlético-GO, Criciúma, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA e Operário-PR. De forma oficial, segundo o ge, a tendência é que eles se manifestem na segunda-feira (13).
De acordo com a jornalista Monique Vilela, até mesmo o Athletico-PR, antes contrário a paralisação, mudou seu posicionamento e já comunicou a CBF.
Vale lembrar que, inicialmente, a ideia da entidade máxima do futebol brasileiro era de dar continuidade ao campeonato. Até agora, a CBF adiou apenas os jogos das equipes gaúchas até o dia 27 de maio. No entanto, nos últimos dias, o movimento para paralisar a competição por conta da tragédia que assola o sul do país ganhou força interna e externamente.