A temporada 2024 já se encerrou no futebol brasileiros, e as diretorias dos clubes começam a se movimentar para buscar novos reforços visando o ano de 2025. Contudo, o futebol brasileiro terá acontecimentos históricos no próximo ano, como a presença de dois clubes nordestinos na Libertadores da América, e cinco clubes nordestinos na elite nacional pela primeira vez na Era dos pontos corridos.
Ao mesmo tempo, algumas mudanças irão acontecer com o futebol nordestino. Segundo informações do ge, a CBF tirou uma das vagas da Copa do Brasil que eram destinadas para os campeões da Copa do Nordeste e da Copa Verde em 2026.
Segundo a fonte, a CBF retirou do regulamento específico das duas competições o artigo que garantia ao campeão classificação para a terceira fase da Copa do Brasil. Essa alteração foi oficializada pela entidade no Regulamento Específico da Competição (REC), divulgado na última terça-feira (10) à noite.
A perda da vaga na 3ª fase da Copa do Brasil pode impactar no apelo competitivo da Copa do Nordeste. Nos últimos anos, essa vaga era um atrativo adicional, garantindo um acesso direto à etapa mais avançada do torneio nacional, com maiores receitas de cota de participação e maior visibilidade para os clubes vencedores.
A CBF retirou, para 2026, a vaga na 3ª fase da Copa do Brasil, para os Campeões das Copa do Nordeste e Copa Verde. (@ThiagoMinhoca)
Como já havia falado aqui antes, a CBF caminha para acabar com as Competições, com a anuência dos clubes. pic.twitter.com/vZ1JY5XxAL
— Blog do Ranking da CBF (@Ranking_CBF) December 11, 2024