Os clubes brasileiros conhecerão, nesta segunda-feira (18), os adversários na fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2024. O sorteio que definirá as oito chaves da competição acontecerá às 20h (de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
Athletico, Internacional, Corinthians, Cruzeiro, Fortaleza, Cuiabá e Bragantino são os representantes do Brasil nesta temporada e lutarão para trazer o troféu para o país. O último brasileiro a vencer a competição foi o Athletico-PR, em 2021 e 2018.
Nesta fase da competição, o primeiro colocado de cada um dos oito grupos avança diretamente para as oitavas de final. Por outro lado, quem ficar em segundo lugar precisará encarar os terceiros colocados dos grupos da Libertadores, em playoffs. As partidas acontecerão entre 16 e 25 de julho, para conseguir uma vaga nas oitavas.
Definidos todos os times, os confrontos das oitavas serão sorteados entre os primeiros colocados e os vencedores dos playoffs. As partidas das oitavas de final estão previstas para acontecer entre 13 e 22 de agosto.
Veja os potes:
1
- Boca Juniors (Argentina)
- Athletico (Brasil)
- Internacional (Brasil)
- Racing (Argentina)
- Corinthians (Brasil)
- Defensa y Justicia (Argentina)
- Cruzeiro (Brasil)
- Lanús (Argentina)
2
- Fortaleza (Brasil)
- Argentinos Juniors (Argentina)
- Independiente Medellin (Colômbia)
- Delfin (Equador)
- Union La Calera (Chile)
- Danubio (Uruguai)
- Metropolitanos (Venezuela)
- Coquimbo Unido (Chile)
3
- Universidad Católica (Chile)
- César Vallejo (Peru)
- Sportivo Luqueño (Paraguai)
- Cuiabá (Brasil)
- Nacional Potosí (Bolívia)
- Belgrano (Argentina)
- Racing Montevideo (Uruguai)
- Sportivo Ameliano (Paraguai)
4
- Alianza Petrolera (Colômbia)
- Royal Tomayapo (Bolívia)
- Deportivo Garcilaso (Peru)
- Rayo Zuliano (Venezuela)
- Bragantino (Brasil)
- Always Ready (Bolívia)
- Sportivo Trinidense (Paraguai)
- Nacional (Paraguai)
A divisão de potes acontece pela posição no ranking da Conmebol. Os mais bem colocados ficam nos primeiros potes e assim sucessivamente. As quatro equipes vindas da fase prévia da Libertadores – Bragantino, Always Ready (Bolívia), Sportivo Trinidense (Paraguai) e Nacional (Paraguai) – obrigatoriamente ficaram no pote 4.
Vale lembrar que, diferentemente da Libertadores, na fase de grupos times da Sul-Americana times do mesmo país não podem se enfrentam, de maneira alguma, independente de estarem no pote 4.