Com Atlético e Cruzeiro de olho, a Conmebol divulgou, nesta terça-feira (06), a data do sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2024. O evento ocorrerá no dia 18 de março, em Luque, no Paraguai, na sede da entidade continental.
Atlético na Libertadores
Terceiro colocado no Brasileirão de 2023, o Atlético estará no pote 2 da Libertadores. Por uma posição, vale lembrar, o Galo (14º colocado no ranking) não entrou como cabeça de chave, já que a LDU de Quito-EQU, oitavo time do pote 1, está na 13ª posição.
Pelo regulamento, o clube mineiro não pode enfrentar no mesmo grupo um time do mesmo país, a não ser que ele venha das fases preliminares via pote 4. Nesse sentido, o Galo terá no mesmo grupo River Plate-ARG, Peñarol-URU ou LDU-EQU, já que os demais clubes do Pote 1 são brasileiros
Vale destacar que há dois brasileiros nas fases preliminares da competição que poderiam integrar o pote 4. Tanto Botafogo quanto Red Bull Bragantino entram na segunda fase do torneio. No entanto, no máximo um deles chegará a fase de grupos, já que caso avancem, eles se enfrentarão na terceira fase.
Cruzeiro na Sul-Americana
Na Sul-Americana, o sorteio acontece por meio do ranking de clubes de dezembro de 2023, já divulgado pela Confederação. Neste ranking, o Cruzeiro está na 33ª posição, mas apenas oito clubes que disputarão a competição estão à frente da Raposa.
Além disso, Olímpia (Paraguai) e Universidad Católica (Chile), que estão à frente da Raposa, terão confrontos na primeira fase. O Olímpia enfrenta o Sportivo Ameliano, e a Universidad Católica encara o Coquimbo Unido. Caso um dos dois clubes seja eliminado, o Cruzeiro estará entre os oito mais bem colocados segundo o ranking e automaticamente estará no pote 1 do torneio.
Como cabeça de chave, o time celeste foge de adversários teoricamente mais fortes na fase de grupos. Boca Juniors e Racing, por exemplo, também vão integrar o Pote 1. Por outro lado, Lanús e Argentinos Juniors deverão ficar no pote 2.