A K-League 1, primeira divisão da Coreia do Sul, teve seu início oficializado no último fim de semana, pela primeira rodada, quando 17 brasileiros entraram em campo. Destes estes 17, quatro passaram por Campinas, vestindo os mantos de Guarsni e Ponte Preta. São eles: Yuri Tanque(Guarani, em 2022), Thiago Orobó(Ponte Preta, em 2020), Cesinha(Ponte Preta, em 2015) e Tales(Ponte Preta, em 2023).
Um dos responsáveis por livrar o Guarani do rebaixamento na Série B em 2022 (com sete gols e duas assistências em 17 jogos), Yuri Tanque foi o artilheiro da equipe da ilha da laranja(Jeju Island) em 2023, quando marcou 11 gols e deu quatro assistências em 37 partidas. Naquela oportunidade, a equipe coreana chegou às semifinais da Copa da Coreia, e Tanque almeja que 2024 seja um ano tão vitorioso quanto.
“Grato por mais um início de temporada aqui no Jeju United. O ponto fora de casa foi importante por todas as situações que englobam um primeiro jogo, porém, já temos que prosseguir para os próximos passos. Almejamos grandes coisas nessa temporada e temos que manter o nível de concentração sempre altíssimo”, disse o atleta após o empate, em 1 a 1, contra o Gangwon.
Para 2024 Yuri ganhou mais dois compatriotas na equipe, que ja contava com o atacante Reis, ex-Internacional e Criciúma. Italo, ex-Amazonas FC, e Tales, ex-Ponte Preta, reforçaram a equipe laranja e branca para a temporada 2024, o que promete ainda mais entrosamento entre o quarteto verde e amarelo. O ex-atleta da macaca Tales, inclusive, entrou no decorrer da partida, com 70 minutos jogados.
“Ter mais brasileiros na equipe melhora a comunicação e isso ajuda muito. Aqui na Coreia do Sul eles valorizam muito o futebol brasileiro e estão sempre abertos para a gente. Agora cabe a nós juntar forças e entregar nosso melhor pelo Jeju, para que tenhamos bons resultados coletivos”, concluiu Yuri Tanque, quando indagado sobre a chegada dos dois novos colegas.
Contando com Yuri Tanque e Tales, o Jeju United entra em campo no próximo domingo, contra o Daejeon Citizen, às 2h(Brasília). Do outro lado terão os brasileiros Leandro Ribeiro(29) e Farley Rosa(30) como rivais durante a partida.
UM POUCO SOBRE A CARREIRA DE YURI TANQUE
Yuri passou pelas categorias de base do Cruzeiro, dos 10 aos 12 anos, e do Atlético-MG, entre as categorias sub-15 e sub-17. Ainda quando jovem no Cruzeiro, o atacante acabava não conseguindo ir treinar com uma grande frequência por morar no interior e não ter condições de ir todos os dias. Já pelo Galo, chegou a fazer treinamentos com a equipe profissional em 2013, campeã da Copa Libertadores daquele ano, que contava com Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli, Jô, Bernard e companhia.
Como profissional, Tanque coleciona passagens por clubes como Ponte Preta-SP(clube que o formou), Coimbra-MG, Ganiare Tottori (Japão), Ferroviária-SP, Leixões (Portugal), Capivariano-SP, Guarani-SP e, hoje, Jeju United(Coreia do Sul). No Bugre, se destacou sendo artilheiro da equipe na temporada 2022 e na Série B do mesmo ano, com 7 gols e duas assistências. Na Ponte Preta foi lançado após destaque na base, porém, sem muitas oportunidades concisas.