Na última temporada a CBF reconheceu oficialmente o título brasileiro do Atlético-MG de 1937. Após essa movimentação, outros clubes começaram a buscar reconhecimentos oficiais de torneios antigos, e nesta quinta (08), três gigantes tradicionais anunciaram que farão o mesmo pedido à CBF.
Em suas redes sociais, Sport, Fortaleza e Ceará anunciaram que solicitam à CBF o reconhecimento como campeões brasileiros na década de 1960. Os três clubes nordestinos se baseiam nas recentes legitimações dadas pela entidade aos campeões da Taça Brasil. Os títulos em questão são do Torneio Norte-Nordeste, o Brasileiro do Norte.
Em conjunto com as federações de Pernambuco e do Ceará, o trio usou como argumento as legitimações dadas pela entidade aos campeões do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1968 a 1970, Brasileiro do Sul, realizados em paralelo também pela CBD.
Os clubes possuem dossiê detalhado com documentos e atas da CBD, comprovando a igual finalidade dos torneios perante o calendário nacional, além de jornais da época, de variados estados, se referindo aos clubes como campeões brasileiros.
Caso o pedido seja acatado, passam a ser considerados campeões brasileiros: o Sport (1968), Ceará (1969) e Fortaleza (1970). De acordo com Evandro Carvalho, presidente da FPF, na primeira segunda-feira após o feriado, a pauta será enviada para a CBF para análise.