Regra da Fifa impede que Flamengo tenha quinteto estrangeiro contra o Grêmio

Resumo
A única forma do Flamengo ter Arrascaeta, De la Cruz, Viña, Varela e Erick Pulgar contra o Grêmio teria que ser por acordo com as seleções

Mesmo sem a liberação da seleção do Uruguai, o Flamengo planejava fretar um avião particular e trazer seus jogadores convocados para a partida contra o Grêmio. A diretoria se baseava no fim da Data Fifa, no dia 11, para realizar esse movimento com Arrascaeta, De la Cruz, Viña e Varela. Erick Pulgar também chegaria no Rio de Janeiro na véspera da partida.

No entanto, segundo o ge.globo, o plano do Rubro-Negro não será possível. A explicação se dá com base no Regulamento sobre Status e Transferência de Jogadores (RSTP) da Fifa. No anexo “Liberação de Jogadores para Times da Associação” (seleções), o parágrafo 7 do artigo “Princípios para o Futebol Masculino” determina:

Veja:

“Para uma competição final no sentido dos parágrafos 2 e 3 acima (nota da redação: o parágrafo 2 trata da obrigação dos clubes em liberar seus jogadores nas Datas Fifa enquanto o 3 aborda o calendário da entidade), os jogadores devem ser liberados e iniciar a viagem para suas equipes nacionais o mais tardar na manhã de segunda-feira da semana anterior à semana em que a competição relevante começa e devem ser liberados pela associação na manhã do dia seguinte à última partida de seu time no torneio”.

Sendo assim, como a Copa América se inicia na quinta-feira, 20 de junho, a segunda-feira da semana anterior cai no dia 10. Sendo assim, dentro de outra Data Fifa, que termina no dia 11. Esse é o motivo das seleções emendarem um período no outro. O Uruguai dividiu seu elenco em três grupos: o principal treina em Montevidéu e os outros dois se dividiram para cada amistoso, contra Costa Rica e México.

As partidas será usadas por Bielsa para escolher os jogadores que entrarão na lista. Dessa forma, o único jeito do Flamengo ter seus jogadores seria com base em um acordo com as seleções, o que não aconteceu. Além dos convocados, o Rubro-Negro tem Fabrício Bruno e Pedro na lista de suplentes da Seleção Brasileira caso alguém precise ser cortado.

Principais vídeos

plugins premium WordPress