O debate sobre uma nova Liga no futebol brasileiro segue em alta neste começo de 2025, e os dois principais grupos, a LIBRA e a Liga Forte União, seguem negociando contratos televisivos visando uma união futura dos dois blocos.
Contudo, um clube vai na contramão das negociações. Segundo informações de Gilmar Ferreira do jornal Extra, o Flamengo comunicou à Libra que não participará da negociação em conjunto com os 11 clubes da Liga Forte União para a venda dos jogos da Série A para o exterior.
O Rubro-Negro quer negociar seus jogos de forma isolada com o exterior. A alegação é que essa foi uma promessa de campanha do presidente Bap. A decisão não foi bem vista pela Libra, que já vem observando a postura da diretoria do clube carioca.
Por outro lado, Bap também está descontente com a Libra. O entendimento é que o Flamengo é a locomotiva do futebol brasileiro e foi o único a perder dinheiro (cerca de R$ 100 milhões) com o novo acordo. Assim, o presidente tentará amenizar o prejuízo comercializando individualmente os jogos do Fla para fora do Brasil.
Além disso, o novo presidente do Flamengo, Bap quer rediscutir contrato com a Libra. O dirigente alega que o Rubro-Negro foi o único a sair perdendo e deseja rever o acordo fechado em 2023 entre Libra e Globo. Bap já deixou chegar à cúpula da liga o seu desconforto com o fim do mínimo garantido no pay-per-view que o clube recebia até o ano passado.
O presidente afirma que o Flamengo terá uma redução de R$ 100 milhões no primeiro ano do novo contrato, que é válido até 2029. O primeiro passo que o Fla dará para reabrir essa discussão será em uma reunião com lideranças da Libra, hoje, em São Paulo.
⚠️ Novo presidente do Flamengo, Bap quer rediscutir contrato com a Libra.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) February 7, 2025
O dirigente alega que o Rubro-Negro foi o único a sair perdendo e deseja rever o acordo fechado em 2023 entre Libra e Globo.
Bap já deixou chegar à cúpula da liga o seu desconforto com o fim do mínimo… pic.twitter.com/0IMSTTgrEd