Após sugestão do Atlético-MG, o Flamengo manifestou apoio ao uso do impedimento semiautomático nas finais da Copa do Brasil. O diretor executivo de futebol, Bruno Spindel, alegou, em contato ao ge, que o Rubro-Negro já levantou esse tema para a CBF em outras oportunidades.
O Flamengo é amplamente a favor do uso da tecnologia de VAR semiautomático nas finais da Copa do Brasil. Inclusive em outras visitas feitas à CBF e comissão de arbitragem, em ocasiões passadas, já havia sugerido a utilização da tecnologia no Brasileirão e Copa do Brasil”, afirmou.
Sérgio Coelho, presidente do Atlético-MG, argumentou que ambos os estádios das finais possuem estrutura adequada para a implementação da tecnologia. A decisão ficará a cargo da CBF, que levará em consideração os custos e o prazo necessário para a instalação. Caso aprovada, essa seria a primeira vez que a tecnologia seria utilizada no Brasil.
A tecnologia funciona através de um complexo sistema de câmeras e de sinais, instalados até na bola, detectando de maneira precisa se um jogador está em posição ilegal. O sistema se popularizou na Copa do Mundo do Catar, em 2022.
Além disso, também foi utilizada na Champions League do mesmo ano, em duas edições da Supercopa Europeia e na Copa do Rei de 2024. A Premier League passou a usar nesta temporada. Por fim, o apoio de Flamengo e Atlético-MG poderá fazer o tema avançar nas próximas semanas.