Um dos maiores torneios da história do futebol se aproxima, o Super Mundial de Clubes da FIFA 2025, que promete ser a “Copa do Mundo” dos times. Com realização a cada quatro anos, o torneio reunirá 36 equipes de todo o planeta, em disputa nos Estados Unidos.
E nesta quarta (06), uma nova polêmica surgiu sobre o torneio. Segundo informações do jornalista Carlos Ponde de León, diretor do jornal mexicano Récord, os clubes Pachuca e Leon, que possuem o mesmo dono, podem ficar de fora do Mundial de Clubes do ano que vem.
De acordo com a fonte, o diretor jurídico do órgão de governo enviou um pedido legal a Tuzos e Panzas Verdes, grupo responsável pelos clubes, para esclarecer a multipropriedade na gestão de ambos os times, já que nas regras da FIFA para o torneio não são permitidos participar clubes de um mesmo conglomerado.
Ainda segundo o jornalista, as regras são claras para clubes do mesmo dono, que têm interesses e decisões em um rival concorrente, e agora os Martínez (donos dos clubes) terão que decidir se enviam Pachuca ou León para a disputa do Mundial, porque a FIFA não aceitará ambos os clubes no torneio.
O Pachuca se classificou para o torneio após vencer a Copa dos Campeões da CONCACAF, a Concachampions, na temporada atual, diante o Columbus Crew. Já o Leon venceu no ano passado, em 2023, após derrotar o Los Angeles FC.