CBF rejeita pedido dos clubes, e Brasileirão não será paralisado durante a Copa América

CBF
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Resumo
A CBF rejeitou o pedido feito por nove clubes da Série A do Brasileirão; clubes devem perder jogadores por até nove rodadas da competição

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) rejeitou o pedido de nove clubes da Série A do Brasileirão para que a competição parasse durante a Copa América. O torneio ocorrerá entre os dias 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos, e os jogadores convocados desfalcarão seus clubes por pelo menos nove rodadas.

Athletico, Atlético, Botafogo, Bragantino, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco assinaram o ofício e enviaram à diretoria de competições da confederação brasileira em 15 de fevereiro.

Entre os principais motivos listados, em nota, a CBF diz que a decisão afetaria os contratos de direitos de transmissão e com patrocinadores, já que a Série A ficaria quase um mês paralisada. Além disso, também apertaria o calendário, o que dificultaria o cumprimento de regras trabalhistas de atletas, como férias. Não obstante, a entidade também afirmou que iria desnivelar tecnicamente a Copa do Brasil, que teria suas fases finais muito espaçadas.

Ainda segundo a CBF, também haveria problemas se, por exemplo, um time brasileiro conquistasse a Libertadores e estivesse também na Copa do Brasil, visto que terá que disputar o novo Intercontinental de clubes lançado pela Fifa. Vale destacar que o campeão sul-americano, a partir de agora, terá até três jogos, e não mais dois, o que coincidiria com a final da Copa do Brasil se a data fosse estendida para o meio do mês de dezembro.

Principais vídeos

plugins premium WordPress