As joias da Toca: os destaques do Cruzeiro na Copinha de 2024

Foto: Staff Images / Cruzeiro
Resumo
Mesmo sem o título da Copinha, o Cruzeiro conseguiu mostrar ao futebol brasileiro grandes destaques. Veja os principais deles!

Em um jogo pra lá de polêmico, o Cruzeiro perdeu para o Corinthians por 1 a 0 e ficou com o vice-campeonato da Copinha de 2024. No entanto, mesmo sem o título, o Cruzeiro conseguiu mostrar ao futebol brasileiro grandes destaques que, num futuro próximo, podem estar no profissional.

Independente do resultado, a esperança do torcedores é que os Crias da Toca consigam se destacar futuramente e, possivelmente, render uma boa grana aos cofres do seu respectivo clube.

Pelo lado do Cruzeiro, principalmente desde a chegada da SAF, o clube procurou valorizar cada vez mais a categoria de base. Isso reflete na quantidade de jogadores que, atualmente, estão no elenco principal da Raposa e saíram do sub-20, contabilizando sete no total: Ruan Santos (zagueiro), Kaiki (lateral-esquerdo), Ian Luccas (volante), Japa (volante), Henrique Rodrigues (volante), Robert (ponta), e João Pedro (ponta).

Mas, não para por aí. Do elenco atual da Copa São Paulo de Futebol Júnior, alguns jogadores já estão no seu último ano da competição e podem receber chances na equipe principal nesta temporada.

Além deles, há aqueles que ainda possuem mais alguns anos de Copinha, mas já chamam a atenção da torcida e, eventualmente, podem pintar no time de Nicolás Larcamón.

Dito isso, veja, abaixo, os principais destaques do Cruzeiro na Copinha:

Otávio

Foto: Staff Images / Cruzeiro

Entre os principais destaques está, por motivos óbvios, o goleiro Otávio. Se o clube celeste é a melhor defesa da competição, muito disso passa pelas mãos dele. Principalmente nos jogos contra Santos e Flamengo, o arqueiro foi fundamental para a classificação dos Crias da Toca, com defesas importantes e, até mesmo, alguns “milagres” na meta cruzeirense.

Aso 18 anos, Otávio ainda tem chão para queimar na equipe de base, mas já salta aos olhos do torcedores e dos dirigentes do Cruzeiro. Até por conta disso, recentemente o clube mineiro renovou o contrato do jogador até 2028.

Pedrão

Foto: Staff Images / Cruzeiro

Pedrão não viveu um bom momento no Cruzeiro em 2023 e foi questionado durante algumas partidas do sub-20. Mas, em 2024, o zagueiro é o capitão do clube na Copa São Paulo e tem se destacado com atuações seguras e foi responsável pelo gol da classificação da Raposa contra o Coritiba, nas quartas de final do torneio.

Aos 20 anos, essa é a sua última competição de juniores com o clube celeste e pode retornar ao time profissional, pelo qual fez duas partidas em 2022, sob o comando do então técnico Paulo Pezzolano.

Bruno Alves

Foto: Staff Images / Cruzeiro

Outro zagueiro que também chama a atenção do torcedor cruzeirense é Bruno Alves, de 18 anos. Foi dele o primeiro gol da vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, na semifinal. Além de ser seguro na marcação e ter um bom combate, Bruno se destaca também pela qualidade para sair jogando.

O zagueiro tem bom passe e, mais do que isso, consegue jogar tanto com a direita quanto com a esquerda. Para um defensor, essa característica é cada vez mais rara.

Em setembro do ano passado, vale lembrar, ele foi observado por Zé Ricardo em alguns treinos do profissional, durante a disputa da Série A do Brasileirão.

Jhosefer

Foto: Staff Images / Cruzeiro

Talvez o principal destaque do Cruzeiro nesta Copa São Paulo, o volante Jhosefer é tratado como uma das lideranças técnicas e de vestiário na Copinha. Aos 18 anos, o jogador ainda tem mais um ano de Copinha, mas já atuou pelo profissional da Raposa, ainda em 2022, com Paulo Pezzolano.

Até o momento, ele jogou todas as partidas do Cruzeiro na Copinha, se destaca pela versatilidade em campo e é considerado o famoso “box-to-box”, termo utilizado para meias que pisam nas duas áreas do campo.

Na semana passada, o Cruzeiro também renovou o vínculo do volante até o final de 2025.

Gui Meira

Foto: Staff Images / Cruzeiro

Ao lado de Fernando, o meia-atacante Gui Meira, de 19 anos, é o artilheiro do Cruzeiro na Copinha, com quatro gols. Além disso, o camisa 7 já contribuiu com três assistências nos oito jogos do clube. Mas, para quem acompanha a Raposa, o destaque do meio-campista não é surpresa.

Isso porque, na mesma competição do ano passado ele também foi um dos destaques do clube celeste, com um gol e três assistências em seis partidas. Além disso, nas competições em que o Cruzeiro foi campeão (Copa do Brasil e Campeonato Mineiro) ele foi uma das peças-chave para o elenco de Fernando Seabra.

Gui Meira é considerada uma joia do clube e tem contrato até o fim de 2026, com possibilidade de renovação por mais dois anos. A multa rescisória para o mercado exterior ultrapassa R$ 300 milhões.

Vitinho

Foto: Staff Images / Cruzeiro

Aos 19 anos, Vitinho também é um dos destaques da Raposa e esperança do torcedor celeste. Alguns, inclusive, já pedem sua integração ao profissional da Raposa. Na atual edição, ele tem duas assistências e começou atuando como meia. No entanto, no terceiro jogo, Fernando Seabra decidiu colocá-lo como lateral-esquerdo e de lá ele não saiu mais.

Há três anos, Vitinho surgiu como uma promessa da Ponte Preta, onde chegou a estrear profissionalmente. No ano passado, ele foi contratado pelo Cruzeiro para reforçar a categoria sub-20.

Fernando

Foto: Staff Images / Cruzeiro

Por fim, o artilheiro e garçom do Cruzeiro na competição, Fernando sem sombra de dúvidas é o que mais chama a atenção do torcedor. Com quatro gols e quatro assistências, o atacante, de 18 anos, conta com grande apoio da torcida para ganhar minutagem na equipe principal.

Além de atuar como centroavante, Fernando consegue jogar pelos lados, seja pela direita, seja pela esquerda. Com uma boa técnica e boa finalização, a tendência é que vá para a equipe principal do Cruzeiro definitivamente em breve. No ano passado, vale lembrar, ele já estreou pelo profissional sob o comando de Zé Ricardo, contra o Flamengo, no Mineirão.

Fernando pertencia ao Água Santa, de São Paulo. No entanto, por conta do assédio ao atacante, a Raposa tratou de 50% dos direitos econômicos do jogador por R$ 500 mil. Neste momento, ele tem contrato com o clube celeste até o final de de 2026. Caso queira, o Cruzeiro ainda poderá comprar mais 20% pela mesma quantia.

Principais vídeos

plugins premium WordPress