Nesta quinta-feira (26), o Cruzeiro recebe o Libertad-PAR no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana e em caso de vitória, quebrará um tabu de 15 anos em torneios continentais. No jogo de ida, em Assunção, o time celeste construiu uma boa vantagem após vencer por 2 a 0.
Nas oitavas de final desta edição, a Raposa superou o Boca Juniors-ARG no Mineirão e ficou com a vaga nas quartas de final. Assim, em caso de nova vitória sobre o Libertad, o time, agora comandado por Fernando Diniz, ganhará dois jogos consecutivos em casa por competições continentais pela primeira vez desde 2009.
Há 15 anos atrás, em meio à campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores daquele ano, o time celeste superou a Universidad de Chile, São Paulo e Grêmio nas oitavas, quartas e semifinais da competição, respectivamente.
A um passo da semifinal da edição de 2024, o Cruzeiro soma oito jogos de invencibilidade como mandante na Sul-Americana. Ao todo, são sete vitórias e um empate em sequência em partidas disputadas na capital mineira.