Com o término da quarta rodada da Copa Sul-Americana, os torcedores do Cruzeiro já começam a fazer as contas pela classificação. No entanto, a vaga direta para o mata-mata ficou complicado após os últimos resultados e, neste momento, o cenário mais provável é a Raposa precisar disputar o “playoff”.
Isso porque, com a vitória da Universidad Católica de Quito por 4 a 0 sobre o Union la Calera, a equipe equatoriana se isolou na liderança com dez pontos. Na segunda colocação com seis, o Cruzeiro precisaria vencer seus dois jogos (um contra a Católica) e torcer ainda por um tropeço dela na próxima rodada para passar em primeiro.
O próximo confronto da Católica é contra o lanterna do grupo, o já eliminado Alianza, em casa. Se vencer, a equipe do Equador já garantiria a primeira colocação do grupo e, consequentemente, a classificação direta. Sendo assim, restaria à Raposa vencer seu duelo contra o La Calera e ficar com a segunda colocação.
Caso esse último cenário se confirme, o clube mineiro precisaria esperar um dos terceiros colocados da Libertadores para o confronto de playoff. Quem vencer, obviamente, se classificaria para as oitavas de final e pegaria algum dos primeiros colocados da Sula.
Quem pode vir da Libertadores?
Depois de quatro partidas na Libertadores, Colo-Colo, Barcelona de Guayaquil, Estudiantes, Universitario, Flamengo, San Lorenzo, Rosario Central e Libertad ocupam os terceiros lugares de cada chave. Sendo assim, o Cruzeiro poderia enfrentar algum desses clubes.
Para a realização dos jogos, não há sorteio. Os jogos são entre os melhores segundos colocados da Sul-Americana e os piores terceiros colocados da Libertadores, e vice-versa.
Neste momento, para se ter ideia, o Cruzeiro é o segundo pior segundo colocado. Caso a fase de grupos terminasse da maneira como está, enfrentaria o Libertad, do Paraguai.