No final de 2022 o Corinthians acertou a a venda do lateral-esquerdo Lucas Piton ao Vasco da Gama e desde então o jogador assumiu a titularidade absoluta do clube carioca. A venda de 60% dos direitos econômicos do jogador foi sacramentada em 3 milhões de euros (R$ 16,5 milhões na época), mas contava com uma cláusula de jogos que poderia aumentar o valor.
No acordo fechado com o Corinthians, o Vasco concordou em comprar mais 20% dos direitos econômicos do lateral-esquerdo por 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,3 milhões) quando fosse atingida a marca de 50 jogos como titular pelo clube carioca, ou atuando por 45 minutos.
Lucas Piton atingiu a meta de jogos no último domingo, 28, diante do Bangu, pela quarta rodada do Campeonato Carioca. O lateral-esquerdo foi titular do Vasco na partida realizada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e alcançou a marca de 50 jogos pelo Cruz-Maltino.
O Vasco terá um prazo de 30 dias para exercer o pagamento de 1 milhão de euros ao Corinthians. O clube carioca ficará com 80% dos direitos econômicos de Lucas Piton, enquanto os paulistas ainda terão 20% visando uma futura venda do jogador.