Semifinalista nos últimos três anos Corinthians corre risco de ficar de fora da próxima edição da Copa do Brasil. Isso porque, após a eliminação para o Flamengo ontem na Neo Química Arena o Timão tem dois meios de conseguir a sua vaga: conquistando a Sul-Americana e ficando entre os seis primeiros no Campeonato Brasileiro.
Na competição continental o time está nas semifinais e enfrenta o Racing da Argentina nesta quinta-feira às 21h30 na Neo Química Arena. No Brasileiro a missão do Corinthians é praticamente impossível, isso porque o time está na zona do rebaixamento. A distância para o Internacional que está em sexto é de 17 pontos.
A CBF vêma adotando um critério diferente para classificação para a Copa do Brasil desde o ano passado. Ao invéis de usar o ranking da CBF, a entidade passou a preencher as vagas de acordo com o desempenho dos times nos campeonatos estaduais.
A FPF (Federação Paulista de Futebol) tem direito a seis vagas para a competição e cinco delas são preenchidas de acordo com a classifcação no Paulistão. Os semifinalistas garantem vaga automática e o time de melhor campanha fica com a quinta vaga. O desempenho do Corinthians não foi o esperado e o time foi eliminado na primeira fase.
Na Copa do Brasil o Corinthians tem muita tradição, já participou 29 vezes do torneio e possui três títulos (1995, 2002 e 2009) e possui também quatro vices (2001, 2008, 2018 e 2022)