O filme ‘Barbie’ segue com problemas para conseguir entrar no Oriente Médio e, agora, o filme foi banido em dois países. Segundo a Variety, o longa de Greta Gerwig foi oficialmente banido no Kuwait e no Líbano por, entre outros motivos, “promover a homossexualidade“.
Os censores do Kuwait oficializaram a decisão na última quarta-feira (09). Em um comunidado oficial, a agência de notícias governamental afirmou que o banimento do filme estrelado por Margot Robbie serve para “proteger a ética pública e as tradições sociais” do país.
Enquanto isso, no Líbano, o próprio ministro da cultura, Mohammad Mortada, falou sobre o banimento. Segundo ele, o filme vai contra os valores religiosos do país, já que “encoraja a perversidade”.
“O filme vai contra os valores morais e religiosos do Líbano, uma vez que encoraja a perversidade e a transformação de gênero, além de pedir pela rejeição ao patriarcado e ridicularizar o papel social das mães.”, disse Mortada.
Por outro lado, na semana passada, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, dois dos maiores mercados cinematográficos do Oriente Médio, decidiram permitir a exibição do longa em suas salas.