A conquista de uma vaga para a Europa League não foi o suficiente para manter Mauricio Pochettino no comando do Chelsea. Aliás, o clube inglês é o time que mais troca de técnicos entre os gigantes do Volho Continente.
O levantamento, feito pela ESPN, leva em conta a última conquista da Champions dos Blues, em 2021/22. Desde a conquista, o Chelsea lidera o ranking de times que mais trocaram de times, usando uma “artimanha” muito comum no Brasil.
Por aqui, em momentos de crise, é normal que quem “pague o pato” sejam os treinadores. Até por isso, as trocas nos comandos técnicos no Brasil são tão recorrentes, acontecendo regularmente.
Se comparado a outros gigantes do Velho Continente, o Chelsea é, sozinho, o que mais técnicos fixos teve nas últimas três temporadas. Enquanto a maioria teve apenas um comandante, o time inglês irá para o quinto nome diferente em breve.
Apenas três gigantes do futebol europeu chegam perto do “feito” do Chelsea. PSG, Tottenham e Manchester United trocaram de treinadores três vezes no período e ficam perto da liderança. Além deles, com dois técnicos, Barcelona, Bayern e Liverpool completam o top-3. Este último, vale lembrar, vai para um novo nome após nove temporadas sob o comando de Jürgen Klopp. Veja a lista abaixo:
- Chelsea (Thomas Tuchel, Graham Potter, Frank Lampard e Mauricio Pochettino): 4 técnicos
- Tottenham (Nuno Espírito Santo, Antonio Conte e Ange Postecoglou), Manchester United (Ole Gunnar Solskjaer, Ralf Rangnick e Erik ten Hag) e PSG (Mauricio Pochettino, Christophe Galtier e Luis Enrique): 3 técnicos
- Liverpool (Jürgen Klopp e Arne Slot), Barcelona (Ronald Koeman e Xavi Hernández) e Bayern de Munique (Julian Nagelsmann e Thomas Tuchel): 2 técnicos