Um jogo de defasa x ataque, é assim que podemos resumir o duelo entre Inter de Milão, líder do Campeonato Italiano e tido como um dos melhores times da temporada e do mundo, e Atlético de Madrid, que tem mudado de postura nos últimos anos e deixou para trás o estilo defensivo sob comando de Simeone.
Com um duelo equilibrado até certo momento, o Atléti aguentou a pressão dos donos da casa, mas cedeu ao poder ofensivo da Inter, que martelou a grande defesa liderada por Jan Oblak. O grande destaque do jogo foi as mudanças de Simone Inzaghi, que deixou a equipe italiana mais dinâmica com Frattesi e a dupla de alas Dumfries e Carlos Augusto.
A vitória garantiu a vantagem para a Inter nessa rodada de oitavas de final, que vai para Madrid com um gol no placar agregado, e jogando pelo empate fora de casa para se classificar mais uma vez às quartas da UEFA Champions League.
Domínio Italiano
Liderados por Barella e Lautaro, a Inter dominou o duelo, pressionando o time do Atléti durante grande parte do jogo. O primeiro tempo equilibrado gerou mais chances ao time da Inter, que deixou espaços para os adversários contra-atacarem.
Contudo, os italianos contaram com um domínio defensivo muito grande, tendo Yan Sommer em sua baliza e um trio de zaga muito forte, com De Vrij, Bastoni e Pavard. A ausência de Acerbi não foi sentida pelos nerazzurris.
Muito suor e pouca inspiração colchonera
O time treinado por Diego Simeone veio para o duelo com um meio campo composto por 4 jogadores, sendo dois alas de muita velocidade, como Samuel Lino e Molina. Contudo, a dupla histórica do clube, Saúl e Koke, não foram criativos em San Siro, e acabaram jogando abaixo do esperado diante a fortaleza italiana.
O primeiro tempo acabou tendo poucas chances, com Griezmann e Llorente. Mas o segundo tempo o time se jogou ao ataque nas oportunidades criadas com Morata após o gol sofrido pelo time. Contudo, o meio campo foi pouco criativo, não gerando chances para o camisa 9 e artilheiro colchonero converter.
Pressão nerazzurri e herói improvável
O cenário se manteve até os 79′, quando a defesa colchonera, que se sustentava com o goleiro Jan Oblak, acabou cedendo à grande pressão nerazzurri. Após bela jogada de Lautaro, que resultou em um gol chorado de Marko Arnautovic, que já havia perdido grandes chances nesse segundo tempo.
O austríaco entrou no segundo tempo após a saída do titular e camisa 9, Marcus Thuram, que deixou o campo sentido dores.
Próximos jogos
Líder da Série A TIM, a Inter de Milão encara o Lecce no domingo (25), e busca ampliar a vantagem no topo da tabela do Campeonato Italiano, onde já tem 10 pontos de diferença para a Juventus, vice-líder do torneio. Já o Atléti encara o Almeria, no sábado (24), por La Liga. O clube busca se firmar no G4 do campeonato espanhol.
Ficha do jogo
Inter de Milão: Yan Sommer, Pavard, De Vrij e Bastoni, Darmian (Dumfries), Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan (Frattesi) e Dimarco (Carlos Augusto), Thuram (Arnautovic) e Lautaro.
Atlético de Madrid: Oblak, Witsel, Gimenez (Savic) e Hermoso (Barrios), Molina (Reinildo), De Paul, Koke, Saul (Morata) e Samuel Lino, Griezmann (Correa) e Llorente.
Gols: Arnautovic (Inter) – 79′