O Botafogo ainda não conseguiu dar uma longa sequência de jogos para Rafael, lateral-direito que está no clube desde 2021, quando desembarcou no Rio de Janeiro para defender a equipe do seu coração. O defensor vêm sofrendo bastante com lesões e, recentemente, realizou mais uma cirurgia, segundo o jornalista Giba Perez.
Nas últimas semanas, o camisa 2 passou por um procedimento para ajudar na recuperação da patela. A operação foi para colar o osso, semelhante ao que o jogador já tinha passado no último ano, quando ficou um longo período sem entrar em campo. Porém, desta vez, a recuperação será em tempo estimado menor, algo na casa das quatro semanas, até um retorno.
O atleta conseguiu se recuperar, atuou em duas partidas: contra Júnior Barranquilla, na Libertadores e também no Campeonato Carioca. Neste período, inclusive, conseguiu distribuir uma assistência. Entretanto, pouco tempo depois, precisou parar novamente e está se recuperando para voltar a jogar pelo Botafogo.
Aos 34 anos, Rafael já anunciou que vai se aposentar do futebol ao final desta temporada, independente do que aconteça. O defensor tem contrato até o final de 2024 com o Glorioso e já está decidido não permanecer no esporte.