No início deste ano, o Botafogo tentou reforçar seu sistema defensivo e conseguiu. Porém, a diretoria e nem a comissão técnica estão totalmente satisfeitos com a atuação do atletas do setor. Sendo assim, devem ir ao mercado novamente no meio deste ano em busca de um defensor. Mas, a situação poderia ter acontecido no início de 2024, segundo o GOAL.
O Glorioso realizou uma proposta de 10 milhões de euros por Joaquim, do Santos. A oferta, no entanto, foi recusada pelo Peixe, não pelo valor oferecido e sim pelo modelo da negociação, que seriam dez parcelas semestrais. Inicialmente, o desejo da equipe paulista era de 12 a 15 milhões de euros, mas entende que será difícil, principalmente por estar na segunda divisão do Campeonato Brasileiro nesta temporada.
A ideia do staff também é de levar para o futebol europeu, em especial Alemanha ou França. Vale lembrar que John Textor, dono do Botafogo, também administra o Lyon, da França. Ou seja, pode haver uma parceria no meio deste ano, caso o Alvinegro permaneça com o interesse na chegada do defensor nos próximos meses.
Joaquim chegou do Cuiabá ao Peixe. Desde que chegou na Vila Belmiro, se tornou o principal zagueiro da equipe e um dos capitães do time. Sendo assim, pode ser uma ajuda financeira ao Santos nos próximos capítulos.