Com anos de experiência no mercado brasileiro, Danilo Escobar destacou o plano de gestão do Botafogo, como exemplo de negócios. Vendido para John Textor em 2022, o Botafogo começou a mostrar resultados já em seu segundo ano como clube empresa. Adquirido por 400 milhões, o Alvinegro que hoje é líder do Campeonato Brasileiro, foi um dos primeiros clubes a se tornar SAF no Brasil, dando início a um processo que tende a ganhar cada vez mais adeptos.
Durante entrevista ao podcast Depois do Jogo, o especialista em gestão esportivas, Danilo Escobar, ressaltou que o segredo para o sucesso do Alvinegro, vai muito além dos investimentos feitos no futebol profissional, destacando o olhar do clube, também para o futebol de base: “O que o Botafogo tá implantando é uma cultura europeia. Hoje na base existe uma obrigação de aprender uma segunda língua, de estudar um novo idioma, focando em realmente formar cidadãos, indo além de ver o jovem como um atleta do clube, mas sim um membro da sociedade”, ressaltou.
Atuando há cinco anos no mercado, realizando a burocracia de compra e venda de SAF’s, Danilo já atuou em diferentes projeto de clube empresa no Brasil, e teve atuação também na criação da SAF em uma equipe italiana, ajudando os clubes na transição e preparação do projeto de gestão. “O brasileiro não está pronto para a SAF, porque o projeto não é dinheiro e organização. Quando entenderem que SAF é gestão, aí sim, os clubes vão conseguir ter projetos de vida longa, e que deem certo.
Hoje no Brasil os dois clubes que são exemplos nesse processo é o Botafogo e o Bahia, que já implementam uma mentalidade profissional e europeia no futebol”, explicou o especialista. Líder do Campeonato Brasileiro, o Alvinegro vive o sonho de conquistar o torneio, após 28 anos de espera. A conquista pode ser o primeiro título nacional do clube nesse novo modelo de gestão como SAF, marcando de forma positiva o início desta nova fase de organização financeira e de gestão.