O Botafogo acertou a contratação do atacante Luiz Henrique, do Real Bétis, da Espanha, em uma transferência de valores recordes para o futebol brasileiro. De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, especialista no mercado de transferências, o Fogão vai pagar 20 milhões de euros.
Esse valor, em reais, corresponde a R$ 106,6 milhões na cotação atual, se tornando a maior compra de um clube brasileiro em valores absolutos. Anteriormente, o maior valor pago por um clube em um jogador era os R$ 92 milhões que o Flamengo pagou ao Olympique de Marselha por Gerson.
Ainda segundo Fabrizio Romano, a negociação com o jogador envolveu a certeza de uma transferência futura do atleta para o Lyon, da França, que também pertence a John Textor. A tendência é que ele fique no Botafogo, pelo menos, até o meio do ano, quando sua permanência ou já ida ao clube francês será avaliada.
Desde que chegou ao Bétis, em julho de 2022, o atacante se destacou como uma das principais armas do time. Ele foi o líder de assistências da equipe no período, com dez, e o líder em dribles certos (107), segundo dados do SofaScore. Além disso, ele também foi o segundo jogador que mais criou grandes chances de gol (12).
Luiz Henrique (23 anos) entre todos do Betis desde a sua estreia:
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) January 25, 2024
1º em assistências (10)
1º em dribes certos (107)
2º em grandes chances criadas (12)
2º em duelos ganhos (322)
3º em participações em gols (14)
Esteve em campo em 48% dos minutos possíveis no périodo. 💎👀 pic.twitter.com/t9ZddSem8m
A ideia inicial de Luiz Henrique, vale lembrar, era permanecer na Europa. Porém, John Textor o convenceu a atuar um período no Botafogo, com data marcado para atuar no Lyon.
Na atual temporada, pelo clube espanhol, o atacante disputou 20 partidas em todas as competições, marcou um gol e deu três assistências.