Na última quinta-feira (6), o Utah Jazz recebeu uma notícia um tanto quanto peculiar após perder as chances de se classificar ao play-in. Lauri Markkanen, destaque do time na temporada, contou ao canal ESPN que pretende prestar ao serviço militar da Finlândia.
No país, o serviço é obrigatório para todos os cidadãos homens, e deve ser realizado até os 30 anos de idade. O ala, de 25 anos, mostra querer cumprir isso, e disse que não irá atrapalhar sua performance no basquete.
‘É obrigatório. Todos nós temos que fazer. Ao mesmo tempo, tenho orgulho em prestar o serviço. Acho que vou servir como um exemplo. Além disso, estou confiante que conseguirei fazer sem afetar minha preparação para a próxima temporada.’, afirmou o craque.
Lauri começará logo após a campanha do Utah Jazz terminar, que está previsto para o dia 17 de abril e julho. Ele servirá em Helsinque, capital do país europeu.
De acordo com Michael Lelchitski, empresário do astro, Lauri sempre teve esse desejo, mas nunca conseguiu assimilar o tempo dos treinos com o exército.
‘Lauri sempre disse para mim que iria fazer. É importante para ele cumprir seus serviços como um cidadão e não receber um tratamento especial só por que é famoso.’, disse o agente de Lauri Markkanen.
De acordo com a federação do país, o principal objetivo das forças armadas é treinar grupos de reconhecimento para emergências e períodos de guerra. Além disso, muito dos alunos em que prestam serviço são atletas profissionais ou amadores de sucesso.