A temporada de 2023/24 do futebol europeu segue a todo vapor, com as últimas rodadas da fase de grupos da UEFA Champions League sendo disputadas nos próximos dias, e os torneios nacionais entrando em reta final do primeiro turno.
E um dos principais clubes da Europa, o Barcelona, teve uma sequencia complicada neste início de 2024. Com o vice-campeonato da Supercopa da Espanha, o clube catalão acabou eliminado da Copa do Rey para o Athletic Bilbao na última semana, e com grandes questionamentos da torcida sobre a continuação de Xavi.
Dessa forma, nesta sexta (26), o comandante espanhol concedeu uma entrevista coletiva a respeito dos últimos jogos e sua continuidade no clube Culé, além de comentar o assunto mais polêmico desse início de ano: a situação de Vitor Roque.
Muitos torcedores pedem a entrada do jogador no time por mais tempo, enquanto Xavi defende um rodízio com outros atletas, o que tem tirado espaço de Roque. Com isso, o treinador explicou as motivações para o brasileiro ser reserva.
“Vitor Roque será uma contratação importante. Outro dia não participou porque é uma decisão tática. Será importante, mas gosto especialmente e vai nos ajudar muito”.
O treinador falou sobre o rodízio dos jovens da base, afirmando que dá oportunidade a todos para evitar a pressão.
“O que tento fazer é tirar a pressão deles. Sou o responsável e a culpa é minha. Jogar no Barça é uma grande exigência. As pessoas de casa estão muito mais preparadas do que as que vêm de fora. Eles têm uma personalidade muito grande e que “a coragem de não ter medo. Estão mostrando que estão muito bem”.