Quando foi contratado por R$ 12 milhões em abril de 2023, junto ao Ludogorets da Bulgária, um total desconhecido pelo torcedor, Cauly não imaginava que em um ano, seria xodó do torcedor Tricolor e alvo de outros gigantes brasileiros.
O meia nascido em Porto Seguro, não demorou a assumir a titularidade no Tricolor, encantando o torcedor com seu estilo de jogo misturando velocidades, dribles curtos e boa visão de jogo. Em 2023, Cauly foi um dos poucos destaques em uma campanha que por pouco não rebaixou o Bahia para Série B.
Em janeiro, o Palmeiras chegou a oferecer R$ 40 milhões para ter o meia no elenco, mas as propostas foram recusados e Cauly estendeu seu vínculo até o final de 2028, demonstrando seu compromisso com o Bahia.
2024 não tem sido um ano com atuações tão brilhantes quanto 2023, mas com um meio de campo mais forte e um time mais organizado, Cauly tem sua importância tática, ainda que fique menos em evidência do que no ano passado.
No total, o “Mago” como foi carinhosamente apelidado pelo torcedor, soma 18 gols e 17 assistências em sua passagem pelo Tricolor, com a conquista do Baianão de 2023, no qual foi eleito o melhor jogador.