A Stock Car apresentou, de forma oficial, o primeiro de três novos carros que disputarão a Pro Series a partir de 2025. Após 45 anos, os SUVs substituirão os icônicos sedans da categoria.
O Chevrolet Tracker substituirá o atual Cruze, utilizando a nova plataforma Audace SNG01 (a ser utilizada por todos os SUVs da Stock). O motor do bólido será turboalimentado de 2.1 litros, gerando 500 cavalos na gasolina Pódium.
A transmissão será sequencial semiautomática de seis marchas, com borboletas no volante. Os SUVs terão sistema de conectividade Qualcomm Snapdragon 5G, a fim de sensorizar diversas funções do carro.
Também é importante citar que todos os modelos terão o sistema DRS, popular em corridas de Fórmula 1. Outra ferramenta popular são as câmeras de retrovisor e ré no cockpit, algo comum nos carros de Endurance.
Outras peças, relacionadas à carroceria, suspensão e motor, contaram com colaborações de marcas conhecidas, como a ArcelorMittal, Magna, XTrac, MTR Performance e a gigante Penske Racing.
Exposição e ‘batismo na pista’
A Stock Car anunciou que o novo Tracker de corrida será o ‘carro madrinha’ da etapa de Goiânia, no próximo final de semana (27 e 28/07). Dias depois, o modelo estará exposto e vai à pista no ‘Festival Interlagos’, entre 9 e 11 de agosto.
E os outros carros?
A próxima temporada da Stock Car contará com três marcas: Chevrolet, Toyota e Mitsubishi. Embora as montadoras japonesas não tenham definido a data de apresentação dos veículos, já se sabe que a Toyota utilizará uma versão adaptada do Corolla Cross. A Mitsubishi, por sua vez, optou pelo Eclipse Cross.
Reação dos fãs
Os fãs da Stock Car já se manifestaram nas redes sociais. Há certa estranheza pela chegada dos SUVs, e as reações foram mistas. O grande consenso, no entanto, é que todos querem ver o comportamento dos novos modelos em pista.