A temporada de 2024 para o Atlético-MG já começou, e o clube estreou nesta quarta (24), diante o Patrocinense, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro. Com o duelo fora de casa em um gramado ruim, o clube atleticano acabou derrotado de virada, por 2×1.
O jogo foi marcado por dificuldades do clube da capital devido ao gramado do estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, e a ausência de peças importantes como Hulk, Scarpa, Zaracho e Rodrigo Battaglia. Contudo, o resultado acabou sendo histórico.
Segundo informações da Rádio Itatiaia, com a derrota, o Galo se incomodou com as condições do gramado do Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, casa do Patrocinense. Além disso, de acordo com Laura Rezende, do ge, o clube fez uma reclamação formal a Federação Mineira de Futebol.
Caso a FMF não promova melhoria nas condições dos gramados dos clubes do interior imediatamente, o alvinegro estuda utilizar jogadores considerados reservas ou até das categorias de base em jogos do Campeonato Mineiro.