De volta ao Brasil, o técnico Rodrigo Santana terá mais um desafio no estado de Minas Gerais. Depois de bons trabalhos na URT e também no Atlético Mineiro, o técnico comandará o Athletic, de São João Del Rey, que foi o terceiro colocado em 2023. O clube mineiro que é SAF, vem crescendo no cenário estadual e nacional, já que também alcançou acesso à Série C para 2024.
Com exclusividade à Versus, o técnico Rodrigo Santana falou sobre seu retorno ao Brasil, a estrutura do Athletic, expectativas para a temporada e as competições que vai participar.
Rodrigo, nos seus últimos trabalhos, você teve boas experiências na Indonésia, onde dirigiu o Rans Nusantara FC e também na Bolívia, onde comandou o Vaca Diez. O retorno ao Brasil é mais um desafio ou um desejo?
“Essas duas experiências foram muito boas para minha carreira, poucos treinadores tem essa vontade, esta curiosidade de dirigir uma equipe fora do país. Da forma que eu vejo ter conseguido ter uma gestão de grupo, uma vez que na nossa profissão de treinador, temos que ser um grande gestor de grupo. E você conseguir gerir uma equipe, sem dominar o idioma, é a coisa mais desafiadora que existe. Neste aspecto, a gente conseguiu se dar bem, exigiu muito de mim, mas vimos a importância da comunicação clara. Como nós temos que liderar um grupo com uma liderança leve, mas que tenha as suas cobranças, metas e até mesmo suas rigidez, mas sempre sabendo se comunicar com o grupo bem e conduzir todos de uma forma harmoniosa.”
O Athletic em 2023 foi a sensação em 2023, terminando em terceiro lugar no Campeonato Mineiro. Com o atual elenco e os reforços apresentados, o torcedor pode esperar algo semelhante ou até sonhar mais alto?
“O Athletic é uma equipe que vem se organizando bastante. Não foi atoa que nos últimos dois Campeonatos Mineiro, fizeram uma brilhante participação, tiveram acesso na Série D. Isto é fruto de uma gestão, de um processo muito bem trabalhado, mantendo sempre alguns jogadores que já vinham subindo das divisões menores. A diretoria faz um trabalho brilhante e tem grandes ambições. Este ano, vimos com o mesmo intuito, de trazer alegria ao torcedor de São João e região, que já espera estar chegando nas finais contra os grandes. Isto é o mínimo que podemos fazer. A gente precisa ser muito forte dentro de casa, com o apoio da torcida, uma equipe que se identificou muito em jogar em seu estádio. E fora de casa, é buscar pontos para estar brigando pelas primeiras posições, uma vez que o Campeonato Mineiro é bem curto. Nós temos o objetivo de chegar nas finais, como em 2023.”
Para 2024, o Athletic terá além do Mineiro, a Recopa Mineira, a Copa do Brasil e a Série C nacional, pela primeira vez. O que esperar do Athletic nas competições, em especial, nas de âmbito nacional?
“Temos o Campeonato Mineiro, a Recopa Mineira, a Copa do Brasil e a Série C. Nós já estamos montando uma equipe já homongênea, onde o Campeonato Mineiro, nós utilizamos não somente para chegar às finais, mas sim, para dar um ritmo e deixar um modelo de jogo definido. Também queremos manter o máximo de jogadores para a Série C, mas se chegar a perder um jogador ou outro, temos o objetivo de repor rapidamente as peças. Na Copa do Brasil, temos o objetivo de avançar em algumas fases da Copa do Brasil, para aumentar o financeiro do clube, aumentando o orçamento do clube, para poder fazer maiores investimentos e buscar o acesso à Série B.”
Para 2024, o atual elenco já está fechado ou ainda deve chegar reforços visando o Campeonato Brasileiro?
“O elenco está praticamente fechado. Faltam poucas peças, onde a diretoria está agindo com muita sabedoria. Não podemos errar nas contratações. Estamos fazendo contrato de um ano, para ficar até o final da Série C. Não podemos nos precipitar e acabar investindo de forma errada. Precisamos ter muita tranquilidade e calma, e ser bastante sagaz neste mercado. Precisamos pegar as carências e principais necessidades que vão acontecer durante o caminho, e buscar as peças certas para ter os jogadores até o final do ano.”
O Athletic estreia na temporada no próximo dia 24 de janeiro, pelo Campeonato Mineiro. Jogando no Estádio Joaquim Portugal, em São João Del Rey, a equipe enfrenta o Ipatinga, às 20h00.