Logo em sua estreia pelo Vasco, o técnico Álvaro Pacheco sofreu logo a sua pior derrota na carreira, ao perder por 6 a 1 para o Flamengo. As equipes duelaram no último domingo (02), no Maracanã, em um jogo que a torcida do Vasco pretende esquecer.

Álvaro Pacheco começou sua carreira na temporada 2018/19, no Fafe, de Portugal. Depois, passou quatro temporadas no Vizela, onde subiu da Terceira Divisão para a Primeira e entrou de vez no cenário português. Na última temporada, passou pelo Estoril Praia e o Vitória de Guimarães, seu último clube.

Neste meio tempo, de acordo com um levantamento do ge, as piores derrotas do treinador tinham sido no comando do Vizela, em 2021. Na época, o comandante vascaíno foi derrotado por 4 a 0 para o Vitória de Guimarães e para o Porto.

Além da diferença no placar, o duelo contra o Flamengo também foi o que Álvaro Pacheco mais sofreu gols à frente de uma equipe. Em setembro de 2023, o Estoril foi derrotado por 5 a 3 para o Gil Vicente pelo Campeonato Português, sendo seu jogo mais vazado até então.