O São Paulo teve uma notícia positiva nesta semana para as categorias de base do clube, em especial para o sub-17. Isto porque, Allan Barcellos, técnico da categoria, concluiu o curso da Licença PRO para treinadores da CBF Academy, onde teve aula com nomes renomados do futebol brasileiro – como Roger Machado – que, consequentemente, o capacitou ainda mais para as equipes que comandará a partir de agora.
Com apenas 31 anos de idade, Allan é visto como um dos profissionais mais promissores da nova safra de técnicos do Brasil. Além disso, é considerado muito estudioso e possui diversas graduações em sua formação acadêmica, como as Licenças A e B e os cursos de Gestão de Futebol e Coordenação Metodológica, todos fornecidos pela CBF. Ele ainda conta em seu currículo com o bacharelado em Educação Física, pela PUC-RS, com o curso de especialização em futebol, pela UFV, em futsal, pela SOGIPA e o MBA em Gestão de Pessoas, pela USP.
Allan Barcellos iniciou sua trajetória profissional no futebol no Grêmio, onde permaneceu de 2013 a 2022, atuando como treinador e supervisor da área de iniciação. Chegou ao São Paulo em fevereiro do ano passado, para treinar o Sub-13, e, desde então, pulou etapas de forma rápida até a chegada ao Sub-17, uma das últimas categorias de formação e lapidação de atletas de base. Em 2023, comandou o São Paulo nas campanhas do vice-campeonato Paulista e Brasileiro.
Ao todo, Barcellos soma 32 jogos no comando da categoria sub-17 do Tricolor Paulista, com 19 vitórias, sete empates e apenas seis derrotas, resultando em um aproveitamento de 66,6% de aproveitamento dos pontos disputados. Sua equipe foi responsável por marcar 65 gols (média de 2 por jogo) e sofreu 29 (média de 0,9 por jogo). Dentre suas principais ideias estão o modelo propositivo, que prioriza a posse de bola, e a intensidade, tanto para atacar, quanto para defender.