Para o Mundial Sub-20, o Santos vai ceder seu principal atacante, Marcos Leonardo. O camisa 9 santista foi convocado, e diferente das outras convocações, o presidente Andres Rueda não pediu liberação. A competição será disputada na Argentina entre os dias 20 de maio e 11 de junho. O Brasil está no Grupo D, e enfrenta a Itália no dia 21/05, República Dominicana no dia 24/05 e a Nigéria, no dia 27/05.
O jogador que não foi liberado pelo Santos para amistosos e treinos, já havia acertado com o presidente, que se acontecesse a convocação para o Mundial, o Santos o liberaria. Com isso, Bruno Mezenga e David Washington, são as opções imediatas para o técnico Odair Hellmann, no período em que o atacante estiver fora. O técnico santista ainda tem no setor ofensivo, Stiven Mendoza, Yeferson Soteldo, Lucas Braga e Lucas Barbosa, como opções.
No entanto, o artilheiro do Santos na temporada com 7 gols, será desfalque nos jogos do Campeonato Brasileiro, contra o Bahia (10/05 na Vila Belmiro), Vasco da Gama (14/05 em São Januário), Palmeiras (20/05 na Vila Belmiro), Red Bull Bragantino (29 de maio em Bragança Paulista), Internacional (03/06 na Vila Belmiro), Coritiba (10/06 em Curitiba). Já na Copa do Brasil, o jogador estaria fora das oitavas-de-final, que acontecem nos dias 17 e 31 de maio. Pela Copa Sul-Americana, não enfrentaria o Audax Italiano (24/05 no Chile) e o Newell's Old Boys (06/06 na Vila Belmiro).
Outro fator importante para a liberação, é a exposição do jogador, para o mercado europeu. O presidente santista já deixou claro em entrevistas, que precisa efetuar a venda de pelo menos um dos jogadores valiosos do Santos, para equilibrar as finanças do clube. O atacante já recebeu diversas sondagens do mercado europeu em 2022, e até proposta, do West Ham, mas as negociações na ocasião, não evoluíram.
OPINIÃO - A decisão de Andres Rueda em não pedir a desconvocação do atacante Marcos Leonardo, vai na contramão dos diretores de Athletico/PR e Palmeiras. Os clubes, pediram a liberação dos atacantes Vitor Roque e Endrick, pois os dirigentes entendem que no atual momento, será mais importante o jogador permanecer no clube, do que defender a seleção brasileira. Ambos os clubes, estão em situação financeira bem melhor que o Santos. No caso do atacante Endrick, o jovem talento palmeirense já está vendido para o Real Madrid, e não se transferiu apenas pela sua idade. Para o atual momento dentro de campo, seria importante a permanência do atacante no time, mas a situação financeira, faz com que seja necessário 'expor' o jogador na Seleção Brasileira, buscando uma possível venda à Europa.
(Foto: Raul Baretta / Santos FC)