Há 3 rodadas na zona de rebaixamento, o Santos tem nas próximas quatro rodadas, adversários que estão procurando fugir do Z4. Com 21 pontos, o Peixe é o 17º colocado, com 5 vitórias, 6 empates e 10 derrotas. A situação que mais preocupa, são os gols sofridos, ao todo são 34, enquanto fez apenas 21, sendo 8 deles, feitos pelo atacante Marcos Leonardo.
Depois de ser derrotado pelo Atlético/MG, o Santos segue o seu 'mini campeonato mineiro' e no próximo domingo, enfrenta o América/MG, na Arena Independência. O adversário é o lanterna da competição com 13 pontos, mas venceu o São Paulo na última rodada, por 2 a 1. Na sequência, o Peixe joga na Vila Belmiro e enfrenta o Cruzeiro, que foi derrotado por 3 a 0 no Sul, e se manteve com 25 pontos, na 12ª colocação.
Na sequência, o Santos viaja à Salvador e na Arena Fonte Nova, enfrenta o Bahia. O clube baiano foi derrotado pelo Botafogo por 3 a 0 no Engenhão, e segue empatado com o Santos em 21 pontos, mas tem -6 de saldo, e está na 16ª colocação, enquanto o Santos tem -15 de saldo.
O último jogo contra times da parte debaixo da tabela nesta sequência é contra o Vasco, na Vila Belmiro. Na última rodada, o cruzmaltino perdeu por 1 a 0 para o Palmeiras, em São Paulo.
O clube, com o apoio da torcida, pretende fazer o 'fator casa', ser fundamental nesta corrida para se safar do rebaixamento. A corrida contra o rebaixamento preocupa não só os torcedores. Diretoria, Comissão Técnica e Jogadores, afirmam foco total em tirar o clube do rebaixamento, após a chegada dos reforços.
(Foto: Raul Baretta / Santos FC)