Mesmo sem ter garantida a vaga na Copa do Brasil de 2024, o Santos optou em não disputar a Copa Paulista 2023. A competição dá uma vaga para a Copa do Brasil, mas em comum acordo com Palmeiras, Corinthians e São Paulo, a diretoria santista optou em não participar da competição.
A competição que teve seu Conselho Técnico organizado pela Federação Paulista de Futebol nesta segunda-feira, terá 18 equipes disputando o título. O campeão, poderá escolher disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, ou a Copa do Brasil. O vice-campeão da Copa Paulista, fica com a 'sobra', após escolha do campeão. Além da vaga, o vencedor da competição vai ganhar a premiação de R$ 250 mil da Federação Paulista.
A exceção do Palmeiras, que foi campeão paulista, Corinthians, Santos e São Paulo no momento, estão de fora da competição em 2024. Ambos estão na Copa do Brasil deste ano, o Corinthians está na Libertadores, enquanto Santos e São Paulo, jogam a Sul-Americana.
Para participar da Copa do Brasil em 2024, o Santos tem dois meios para conseguir vaga na competição. O time pode vencer a edição 2023, ou alcançar vaga direta para a Copa Libertadores de 2024.
Veja quais são as equipes que vão participar da Copa Paulista: Comercial, EC São Bernardo, Grêmio Prudente, Juventus, Marília, Mirassol, Noroeste, Oeste, Ponte Preta, Portuguesa, Portuguesa Santista, Primavera, Red Bull Bragantino, Santo André, São Bento, São Caetano, São José e XV de Piracicaba.
(Foto: Raul Baretta / Santos FC)