Buscando reforçar o time para a disputa da Série B, a diretoria santista negocia com o meia Patrick, de 31 anos, que atualmente está no Atlético/MG. As conversas entre os clubes pela negociação do meia Patrick evoluíram e o jogador está próximo de ser anunciado como reforço para a disputa da Série B, em 2024. As conversas estão acontecendo há algumas semanas. As conversas iniciais estavam acima do esperado pela diretoria santista.
Aos 31 anos, o meia atuou apenas nos momentos finais de 3 partidas do Campeonato Mineiro, ainda sob o comando do técnico Felipão, que foi demitido do Atlético/MG. Mesmo com a chegada do novo treinador Gabriel Milito, o jogador segue sem fazer parte dos planos para a temporada 2024.
O jogador teve boa passagem no Internacional e também no São Paulo, antes de chegar no Atlético/MG. Patrick é um pedido do técnico Fábio Carille, por ser um jogaodr polivalente no meio campo e pode dar maior movimentação no meio-campo. Sua possível chegada, reforça o time para a se atuar no 4-4-2 ou no 4-1-3-2. Nesta situação, o técnico santista utilizou Nonato e Cazares, sem grandes atuações. Desta forma, o atacante Pedrinho, fica como opção para a dupla de ataque, sem jogar improvisado no meio-campo.
Pela primeira vez em sua história, o Santos disputará o Campeonato Brasileiro da Série B. A estreia será no dia 19 de abril na Vila Belmiro, contra o Paysandu, sem a presença de público, devido a punição imposta pelo STJ, em decorrência dos atos de vandalismo na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, que culminou no rebaixamento do Santos.