A quarta-feira começou para o Santos, com notícias preocupantes para o técnico Fábio Carille. O zagueiro Joaquim está fora da partida contra o Ceará na próxima sexta-feira, dia 5, na Arena Castelão às 19h. Durante os treinos desta quarta-feira, o zagueiro teve uma pequena entorse no joelho esquerdo, e vai passar por exames de imagem no final da tarde. Por precaução, o jogador não deve fazer parte da delegação que vai atuar em Fortaleza.
Joaquim ficou de fora no último jogo, na vitória contra a Chapecoense por 1 a 0 na Vila Belmiro. Na ocasião, o zagueiro foi substituído por Jair, que fez dupla de zaga ao lado do experiente Gil. Com a ausência de Joaquim e Jair sendo titular, os reservas imediatos são Alex Nascimento e Samuel, que ainda não atuou no futebol profissional do Santos.
Além de Joaquim, o técnico João Schmidt também será desfalque, já que recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática. No seu lugar, Sandry, Alison, Vinícius Baleiro e Hyan são as opções do técnico Fábio Carille, inscritas na competição.
No entanto, Gonzálo Escobar retorna à lateral esquerda, após cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Na última rodada, Rodrigo Ferreira foi o titular e na etapa final deu lugar ao jovem Souza, que deu a assistência para o gol de Willian Bigode, em cobrança de escanteio.
Com 22 pontos, o Santos subiu para a vice-liderança, um ponto atrás do Avaí e está empatado com América/MG e Operário/PR. Mesmo há 3 jogos sem perder, o técnico Fábio Carille e o elenco santista, vivem um momento conturbado e com bastante pressão, já que as apresentações estão sempre abaixo do esperado em campo.