Em mais uma partida decepcionante, o Santos foi eliminado da Copa do Brasil, após o empate em 1 a 1, na Arena Fonte Nova, no tempo normal. No primeiro jogo, o empate em 0 a 0, fez com que ambos os times chegassem na decisão, com a necessidade de vitória.
O gol do Bahia aconteceu no segundo tempo, quando aos 23 minutos, após milagre do goleiro João Paulo em lance do atacante Ademir, Cauli aproveitou o rebote e fez o gol que deu a classificação ao clube baiano.
AÇÕES PREVISÍVEIS
Logo após o gol, o técnico Odair Hellmann fez as substituições que sempre faz, sem esboço algum de mudança de jogo. Entraram Nathan, Ângelo, Mezenga, Camacho e Wesley Patati. Contudo, saíram, Lucas Pires, Lucas Lima, Deivid Washington, Rodrigo Fernández e Gabriel Inocêncio.
O Santos alcançou o empate aos 49 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio de Soteldo, onde o time inteiro do Santos estava na área e Bruno Mezenga deu a esperança ao torcedor santista.
Após o empate, o Santos teve a chance de vencer, em contra-ataque com Wesley Patati, que tentou passe para o Ângelo, mas foi desarmado e o árbitro encerrou o tempo regulamentar.
NOS PÊNALTIS, JOÃO PAULO DEFENDE, MAS CAMACHO E BRUNO MEZENGA...
Para as cobranças dos pênaltis, Hellmann iniciou com Soteldo, Mendoza e Patati marcaram para o Santos. No quarto pênalti, Camacho e Bruno Mezenga, pararam nas mãos do goleiro Marcos Felipe. Pelo Bahia, Cauli, Lucas Mugni, Acevedo e Victor Hugo, fizeram os gols da classificação. Ademir, que cobrou a quarta cobrança, parou nas mãos do goleiro João Paulo.
Com a eliminação, o Santos falha no segundo objetivo do Santos na temporada. No início de 2023, Andres Rueda afirmou que para ter fôlego financeiro, o time precisava chegar às finais do Paulista, onde sequer classificou e nas quartas-de-final da Copa do Brasil, onde foi eliminado nas oitavas. Na Sul-Americana, o objetivo é chegar pelo menos nas oitavas-de-final. No entanto, o Santos terá que buscar a segunda colocação no Grupo E, para disputar repescagem, contra adversário vindo da Libertadores. Já no Brasileiro, o objetivo é pelo menos o sexto lugar na competição, onde o Santos atualmente é o 12º colocado.
RISCO DE DEMISSÃO?
Com o futebol abaixo do esperado e as eliminações, a pressão aumenta sobre o técnico Odair Hellmann e o coordenador de futebol, Falcão. Mesmo com uma multa rescisória na casa dos R$ 5 milhões, ambos podem ser demitidos. Para piorar o atual cenário, o Santos já acumula a sequência negativa de cinco jogos sem vencer, com três empates e duas derrotas. Uma possível e previsível eliminação da Copa Sul-Americana, pode ser a gota d'água, para a demissão de Odair Hellmann.
O próximo jogo do Santos é pelo Campeonato Brasileiro. No sábado, o Peixe recebe na Vila Belmiro às 21h, o Internacional, pela nona rodada da competição. Com campanha regular, o time de Odair Hellmann está em 12º lugar com 11 pontos.
(Foto: Raul Baretta / Santos FC)